14 August 2009

What do you do?

Há anos odeio o momento em que vem a pergunta: so, what do you do? Mmm... I am a photographer... and I'm doing an internship as a researcher... sociology. And I work as a Photoshop retoucher. What? I retouch images in Photoshop. Yeah... and I write a blog. And I’m a mum and a housewife. A esta altura da hierarquia das minhas atividades quem perguntou já foi buscar outro copo de vinho.

Pra quem leu até aqui pode parecer bastante, mas esse bastante não se traduz em uma carreira, nem em um salário regular e consequentemente não tem influência sobre a minha auto-estima.

Outro dia uma amiga me perguntou, na cara - do Skype: quando você vai voltar a trabalhar como fotógrafa? Errr... eu nunca parei... parou sim, você retoca imagens em Photoshop! Que digo eu? O critério é esse? O que paga as contas? Nunca paguei as contas como fotógrafa.

Já comprei roupas, livros, viagens e jantares, mas nunca paguei as contas. Mesmo antes de ser mãe, e me perder de vez no mundo-ocidental-profissional, o que pagava as contas era o Photoshop. E antes disso o marido. E depois disso o outro marido.

Esses dias ensaio desenvolver meu próprio trabalho, fotografando e escrevendo, traduzindo – enquanto não consigo cuspir ou vomitar - meus sentimentos. Um dia responderei: I’m an artist – ou - I’m a housewife. O efeito é parecido e dá pra dizer em um só suspiro.

3 comments:

Luz said...

hum, entendo bem esse sentimento.
toda vez que respondo que sou artista vem outra pergunta. e tu trabalha com o quê?
hehehehe

beijos

Aqui Brasil com S said...

A dificil e prazeirosa arte de fazer arte.Continuo sempre a nutri-la, mas nem sempre consigo sobreviver de sua vertente.
Não posso suprimir e nem tão pouco quero ,continuo a cultivar meu jardim.
Uns dias com muito sol e chuva e outos a seca me visita ,mas tudo certo .. a gente continua a regar este jardim com muito amor e carinho.

Anonymous said...

Deves te sentir orgulhosa pois fazes varias coisas ao mesmo tempo e nao deves querer ser so uma coisa[profissao] como disseste pois a genialidade toda da geraçao de voces é conseguir fazer muitas coisas ao mesmo tempo [nao faz mal se os outros nao entenderem ],mas é assim para ti :uma te ajuda nas contas e a outra te da prazer como artista e consegues ...Isso é o que importa ,pensa na avó de voces ,naquele tempo nao era assim...nem deixavam a mulher trabalhar em alguns lugares Ve a conquista da mulher!!!Bjos marta