02 June 2009

A Inglaterra não fica na Europa

Europe from £49 one way - anúncio da Lufthansa. Wide Range of European Tiles - loja de azulejos na esquina oposta a minha casa. London, the new Europe - poster da companhia de trens que faz Brighton-Londres, sugerindo que o povo vá turistar em Londres em lugar de ir para a Europa (!).

Dei um Google em por que os ingleses não se consideram europeus. Saiu, sim o Reino Unido - e portanto a Inglaterra - são parte do continente europeu, todo mundo sabe disso. Mas parece que alguém esqueceu de avisar...

Nas rádios da BBC, jornalistas frequentemente se referem a Comunidade Comum Européia como Europa. Eu mesma já tive uma discussão acalorada com meu vizinho, que a princípio reagiu como se eu o tivesse ofendido, mas no final declarou: sim a Europa é um continente, do qual a Inglaterra faz parte. Mas nós vivemos em uma ilha, construimos um império, somos arrongantes e infelizmente não nos misturamos...

A foto é da praia de Brighton, que fica no English Channel. Do outro lado, na França, o mesmo canal se chama La Manche.

6 comments:

Conceição said...

Ananda querida
Teu blog está um painel pessoal e coletivo! Muito bom! Acho que não estás sozinha, mesmo com ou sem garrafas! Tens toda essa criatividade exuberante e todo esse sol brasileiro de Alegrias!
Beijos
Conceição

Filipe Ceppas said...

depois da nova eleição do parlamento europeu, talvez fosse melhor mesmo não pertencer à europa, cada vez mais à direita, não?

Filipe Ceppas said...

por acaso, tropecei nesse texto aqui:
"confesso que tenho um viés pró-britânico. Estudei na Inglaterra e vivo ali desde 1921; tudo o que fui, fiz e pensei é indelevelmente inglês. (...) Esses valores são a base daquilo em que acredito: que o respeito decente pelos outros e a tolerância da discordância são melhores que o orgulho e o senso de missão nacional; que a liberdade pode ser incompatível com eficiência demais e melhor que ela; que o pluralismo e a desorganização são, para os que valorizam a liberdade, melhores que a imposição rigorosa de sistemas abrangentes, por mais racionais ou desinteressados que estes possam ser, ou que o governo das maiorias contra as quais não há possibilidade de recurso. Tudo isso é profunda e singularmente inglês, e admito de bom grado que acredito nisso e não posso respirar livremente senão numa sociedade em que esses valores são, na maioria das vezes, dados como certos e garantidos". (Isaiah Berlin, reproduzido na Folha de São Paulo...)
tradução: faça sua fogiueirinha na praia e, se a polícia incomodar, diga que foi Sir Isahia Berlin quem autorizou! :))

ANANDA said...

: )

Acho que ele descreveu a Inglaterra nos anos 20. Ou 30? Ou vive/viveu em outra parte cercado de acadêmicos. Sociólogos e antropólogos...

beijos

ANANDA said...

Filipe querido:

Não se engane... a Inglaterra também está se esticando para a direita na política. O BNP (que eu menciono no 'post' do dia 12 de maio) ganhou mais uma cadeira na última eleição... agora tem duas...

Dá medo. De verdade.

b-jo

Alexandre A. Junior said...

Na verdade sempre discuti com meu filho, afirmando que o UK não fazia parte da Europa. Coincidentemente hoje, ele chegou em casa repleto de infomações, fruto da aula de geografia. Contestei as informações que o professor transmitiu aos alunos e assim que cheguei em casa, tratamos de recorrer ao nosso amigo GOOGLE/WIKIPEDIA. Fui derrotado pela informação de que o UK faz parte da comunidade européia, porém notei neste blog que não estou sozinho. Sou pró Inglaterra, pois no período que morei por lá, só tenho boas lembranças e amigos que permanecem nos últimos 20 anos. Por outro lado não me lembro de nenhum outro pais, inclusive o Brasil, que tenha me proporcionado amigos de tão longa data. Enfim, independente do que dizem os mapas, e enciclopédias, vou manter meu conceito de independência!