23 April 2009

Oxigênio


“Teu blog

Oi, Ananda. Como vão vocês e tu, especialmente?
Li o teu blog e gostei muito!! Tentei enviar um
comentário que me surgiu na hora mas não entrou. Vou ver se leio com calma e te
escrevo algum comentário, pois queria te contar da emoção de ver um blog teu e ver aquela tua foto de pequenina de que muito me lembrava.


Na real, é um luxo vivermos numa época como a nossa, onde temos internet e Skype. Antes era terrível o tempo que demorava o correio e o telefone para o Exterior. Além de muito caro era demoradíssimo. Lembro-me que do Uruguay só conseguiram completar a chamada na hora para o Brasil na ocasião da morte do papai [aí era imediato]. Caso contrário, a telefonista determinava o número de horas que demoraria para completar a ligação.
Quero enviar-te a receita de pizza que sempre faço e é rápida e fácil [massa de scones do livro Crandom uruguaio]:

2 xícaras de farinha de trigo
4 colherzinhas de chá de Royal

1 colherzinha de chá de sal

1/3 da mesma xícara [da farinha] de óleo e o restante da xícara, ou seja, 2/3 de água


Misturar a farinha, o Royal e o sal juntos e acrescentar isso à xicara de água com óleo. Depois de tudo bem misturado, fazer com as mãos uma bola deixando de lado para untar a forma com óleo. Põe essa massa na forma com as mãos esticando e se grudar nas mãos, acrescenta um pouquinho de farinha de trigo. Podes por o molho de tomate que fazes ou compras e por cima, fatias de queijo muzzarela ou outro [queijo prato] e se quiseres pôr em cima sardinha em lata esmagada ou atum ou outro peixe [a gosto]. Antes eu punha fatias de queijo e molho de tomate por cima. Podes por orégano etc no molho de tomate comprado e variar o recheio.


Beijos com saudades. Vou te mandar receita de quiche da Beatriz que vende para fora. Abraços a todos. Depois me diz se gostaste desta receita; faz-se MUITO RÁPIDO.


Bom apetite, Marta.”


Tia, quem mais? Adoro o ‘Royal e o quiche da Beatriz’ - me sinto em Porto Alegre. E ela tem razão, e-mails e Skype são um luxo!


“Continuação da Pizza

A Marta pediu para te dizer que ela começa com o forno forte e depois de bem quente diminui. O tempo total é de 30 a 40 min. Quando estiver cheirando abre o forno e confere com o garfo.
Ela pede que dês retorno para ela ou para mim, para saber se tu achaste fácil como ela acha! As outras são mais trabalhosas, tipo quiche. O recheio pode ser presunto e queijo, salame ou linguiça ou vegetariano de brócoli e queijo, frango e queijo sempre com molho de tomate bem incrementado ou suave.

BOM Apetite!!! A Marta te manda!


Beijos, saudades,
Paz.”

Mãe. Adoro ‘quando estiver cheirando’; e uma continuando a mensagem da outra... família via rede ainda é família.


“Quiche da Beatriz

Massa:
250gr farinha de trigo
1 ovo

125 margarina

1 pitada de sal


Colocar a farinha, margarina, sal, mistura até formar uma farofa, depois o ovo. Mistura até ficar homogêneo e se necessário, um pouco de água fria.
Pré aquecer a massa [15 minutos mais ou menos dependendo do forno]. Depois colocar recheio e assar.

Recheio obrigatório:

50gr queijo ralado

100gr queijo lanche

1 caixa pequena de creme de leite

1 ovo
sal e pimenta

Acrescentar 1 sabor [escolher um deles]:


2 cebolas grandes ou bacon 300gr ou legumes refogados ou 4 queijos: 50gr provolone e 30gr gorgonzola


OBS
.: só faço com sabor de queijos, mas eu diminuo um pouco a gordura do recheio mas tem que se tentar para ver, pois nos países frios é diferente. Bom Apetite!!”


What can I say? Bom apetite... seja ele por quiche, leitura, ou vida vivida perto daqueles que a gente ama - em qualquer meio.

4 comments:

Anonymous said...

Oi querida! Que saudades e que coisa boa ler estas receitas ne? Da uma saudade... sinto ate o cheirinho da pizza, pois era eu quem verificava se a pizza tava pronta ou nao pra mae!
Me lembra tanto porto alegre tb! Como estas?Escreve qdo puderes!
Mtas saudades e bjs Marilia

Anonymous said...

Pois é... família e comida, tem tudo a ver... e famílias em tempos modernos levando todos esses elementos para a web... quem diria que justamente nós iríamos viver isso!!! A mãe fez uma disciplina sobre antropologia da alimentação que abordava exatamente as relações que a alimentação estabelece e acho que este é um caso que pode ser discutido em aula. Mãe sugere para a professora, acho inovador!!!!
Mas para mim as receitas são medidas matemática abstratas difíceis de serem transformadas em pratos reais com cheiros... lembrando cenas do passado... Talvez essa dificuldade seja por que eu estou aqui em Porto Alegre e raramente coma kiche (com mais frequencia a pizza, mas mesmo assim não é o meu prato favorito), ou porque para mim as saudades não passam tanto pelo sabor e sim pelas lembranças de nossas descobertas em conjunto sobre a vida... O que eu lembro de mais presente sobre comida eram os almoços na casa da vó, que eram dominicais, e aqueles deliciosos kibes com salada que a gente fazia de terra e grama e servia como almoço para a Tia Paz e o Carlinhos nos pratos de flores amarelas...
eu demorei muito para entender porque na casa da Tia Paz dava para usar os pratos (que eram os mesmos que a gente comia comida normal) e na minha casa não... talvez até agora não entenda!!!!

Anonymous said...

i,Ananda lindo receber num sabado pela manha [fazem falta os acentos e til mas iria demorar muito para escrever]um mail teu para ler teu blog e para surpresa minha ,estavam la as receitas que te enviei[escritas ate com palavras em giria como muito bem me chamou atençao a Marilia]e como e bom podermos nos comunicar e saber que mesmo que nao tenhas feito a pizza ,ha um carinho enorme em te enviar as receitas e depois o retorno desse carinho em coloca las no blog pois nao interessa tanto a comida em si mas a troca de carinho e lembrança uma da outra e as saudades vao diminuindo a medida que as pessoas se comunicam mais e ate a interrelaçao que se vai criando entre nos pois a Marilia ,pelo skype, tambem acrescentou que era ela quem avisava,aqui em casa, que a pizza estava pronta pelo" cheiro "e agora ela ,tao distante assim como tu vao se aproximando um pouquinho mais e o coraçao da gente fica mais alegre e a vida fica mais bela apesar de tanto
sofrimento e desgraças que se sabe neste mundo .
Realmente, e um luxo esta possibilidade de nos comunicarmos e de enviarmos uma a outra uma troca de carinho e aqui vao nosso abraços e beijos para voces tres.!!Com saudades Marta

Anonymous said...

eu tenho a receita de scones, e tenho esse livro de receitas, hehehe, era da avó e agora ta comigo!..