08 April 2009

Luxo


Quando me mudei para São Paulo, em 1995, não sabia dirigir. Fui morar na Vila Olímpia e acabei arrumando trabalho, por coincidência na verdade, muito perto de casa. Ia trabalhar a pé. Que luxo! Disse meu pai. Morar em São Paulo e ir trabalhar a pé. Aprendi então um novo sentido para a palavra luxo. Hoje em dia me permito o luxo de ler o jornal e tomar chá todos os dias de manhã, com calma. De morar perto do mar e falar duas línguas, com gente do mundo inteiro, todos os dias.

Sinto muita falta do luxo que é o sol brilhando na cara, quase todos os dias do ano. Há quatro anos não sinto o sol na pele como sentia no Brasil. Há quatro anos não vou ao Brasil no verão. O resultado é uma vontade desesperadora de ir com a mala, cuia, gato e container.

2 comments:

Anonymous said...

entao vem horas....

Anonymous said...

Nanda... já que é possível participar posso colocar "a minha colher" (expressão bem "gaudéria"!!!)?! Sem querer ir contra a nostalgia, que tanto caracteriza nossa veia portuguesa, queria contribuir com algumas informações para esse "saudosismo" solar, afinal de contas sou bióloga!!!! O sol por aqui tá quente "para caralho" praticamente nós brasileiros não podemos ficar ao sol. Recentemente fui na dermatologista que me disse que o sol que pegamos no nosso dia-a-dia é mais do que o suficiente. E que mesmo para este sol precisamos de protetor 30!!!!! Global changes... estudamos isso nas aulas de inglês do José... "Trocando em miúdos" podes tirar o "cavalinho da chuva" que vai ficar lagarteando, isso era há 20 anos atrás na época da Praia do Rosa, lembra? Na época de Pedro Osório também... velhos tempos aqueles eu, tu e a Luzia... fervendo pelos açudes, arrozais, cilos e bailões de Pedro Osório!!!!!! Por falar em Luzia, [Luzia, podias te manifestar!], encontrei com ela acho que há um ano, ou um pouquinho mais, no Centro Caminho do Meio do Lama Padma Santem em Viamão. Por aqui para os gaúchos a vida espiritual está bastante efervecente!!!! Inclusive agora estou trabalhando com os Mbyá Guarani e é incrível como a sua espiritualidade está no seu cotidiano... estão saindo vários filmes sobre seu modo de vida, filmado por eles mesmos. Num projeto chamado "Vídeo das Aldeias" da USP, onde os jovens são capacitados para fazerem um filme. Conhecemos os jovens cineastas, inclusive um deles foi à Nova York receber o prêmio do filme!!!!!