22 July 2009

And now what?

O texto me foi enviado por e-mail, publicado originalmente na Folha de São Paulo, escrito por um português, sobre uma muito discutida parte da realidade britânica. Aqui reproduzo uma de:


Três reflexões sobre as crianças


No Reino Unido das liberdades individuais, todos serão pedófilos, até prova em contrário.

Existem adultos que sentem atração problemática por crianças. Pedófilos, eis o termo. Pessoalmente, a minha tara é a inversa. Eu sinto medo delas. Vejo uma criança por perto e sinto um impulso imediato de saltar pela janela. Não sei se existe termo clínico apropriado para descrever a minha condição. Pedofobia serve?
Se não serve, desconfio que vai servir em breve. Sobretudo se o governo de Gordon Brown, no Reino Unido, não repensar a sua última insanidade.

A questão é a seguinte: a pedofilia existe no país em números alarmantes? Então a solução que o governo trabalhista arranjou foi obrigar todos os adultos que trabalham com crianças a passar por exame criminal prévio. Professores, técnicos de saúde e até escritores de literatura infantil que regularmente visitam escolas terão de pagar 64 libras para serem checados com precisão policial. Uma vez aprovados pelo Big Brother da pedofilia, terão direito a documento onde será expressamente declarado que eles não sonham com a Shirley Temple.

Uma inovação, sem dúvida. A "presunção de inocência", figura jurídica que estrutura os Estados de Direito ocidentais, determina que todos os indivíduos são inocentes, até prova em contrário.
O Reino Unido, pátria imortal das liberdades individuais, pretende reverter o princípio. Todos serão pedófilos, até prova em contrário. Eu avisei. Saltar pela janela é a solução.

JOÃO PEREIRA COUTINHO

3 comments:

Filipe Ceppas said...

cada vez mais seremos todos pedófilos, criminosos, corruptos, burros, desinteressantes, desequilibrados, gananciosos, estúpidos, etc. até prova em contrário. E não são apenas as instituições e a picaretagem generalizada que levam ao paroxismo a sociedade de controle: é a mentalidade geral nauseabunda que permite que isso aconteça. Mais polícia, mais remédios, mais vigilância, mais avaliação, mais planejamento, mais sondagem de opinião, mais especialistas, mais conforto, mais funcionalidade, etc. e nossos olhares e sentimentos vão ficando cada vez menos tranqüilos, menos espertos, menos alegres, menos interessante e, sob risco de parecer piegas, menos criança! é um horrível, asfixiante círculo vicioso. daí é olhar para essa sua foto, Ananda, e concluir com Proust e Baudelaire: só a arte salva! :)

ANANDA said...

Filipe: sou sua fã!

saitica said...

Ananda,
Também sou teu fã. Nunca ficarás sozinha.Seu blog é tri bom. Solte mais a franga, ela também voa !
Daniel de Andrade